domingo, 6 de junho de 2010

Diversão Palmeirinha: Orgulho da Comunidade do paraisopolis.

Talves os moradores mais recentes de Paraisópolis não saibam, mas a comunidade já chegou a ter três campos de futebol. Porém, só um sobreviveu, o famoso Palmeirinha. No início dos anos 1970, localizava-se na Rua Marioto Ferreira, no fim da linha de ônibus Paraisópolis-Princesa Isabel.

O campo atual foi inaugurado em 1982. E a equipe que lá treina é a Associação Palmeirinha de Paraisópolis Morumbi. Mas o espaço de terra batida, misturada com areia para facilitar a drenagem, e as marcações da cal, está longe de servir apenas ao time. É ainda palco de eventos, da escolinha de futebol, além das bicicletas e pipas que cruzam sua extensão, diariamente, para alegria da criançada.

“No início foi uma luta para mantermos o campo, evitando a ocupação. Com o tempo, ele naturalmente foi incorporado pela comunidade. Em 1984, organizamos o primeiro campeonato interno, com oito times. Hoje, estamos preparando a 25ª edição, com 24 equipes”, conta Francisco Luiz da Silva, o Chiquinho, como todos o conhecem. Com 49 anos, quarenta deles em
Paraisópolis, ele é o fundador e principal responsável pela manutenção do local, que conta com arquibancada, alambrado, iluminação, vestiários e ainda áreas de lazer. E em breve, ganhará um novo piso, de grama sintética.

O estádio não é palco apenas para campeonatos internos. A III Copa da Federação Paulista de Futebol, em setembro, que contou com 128 equipes, teve como uma das sedes o Palmeirinha. E em março de 2010, será realizada a 3ª edição da Copa da Paz, um campeonato idealizado para unir as comunidades de todas as regiões da capital, também com jogos programados para lá.

Endereço

Rua Melchior Giolla, 0 - Paraisopolis - São Paulo / SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário